Com 14 milhões de consumidores ativos em uma área de concessão de mais de 800 mil quilômetros quadrados, a Neoenergia — grupo privado do setor elétrico brasileiro composto por quatro distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) —, atua em toda a cadeia produtiva do setor elétrico: distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia.
Presente em mais de 18 Estados do país, fornece energia limpa e renovável para 34 milhões de pessoas, cerca de 20% da população brasileira. A empresa é considerada um dos maiores atores do setor de energia do Brasil, com atuação integrada e diversificada.
Para modernizar sua operação, a Neoenergia buscou no mercado uma solução tecnológica para seu MDM (Meter Data Management) e MDC (Meter Data Collection) em substituição ao Sistema de Medição de Faturamento (SMF).
Em 2014, a Neoenergia optou pela contratação da Plataforma Integrada de Medição (PIM) da Way2. Solução de telemedição de energia que atende múltiplas áreas das distribuidoras para atendimento às exigências de medição da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), mitigando os riscos de penalidades e realizando a telemedição das subestações de distribuição visando a consolidação de balanços energéticos para gestão de perdas.
Devido à complexidade de gerenciamento de sua operação, a empresa escolheu uma plataforma que se comunicasse com o parque de medição de Fronteira e Operacionais, independentemente do tipo de comunicação e medidor utilizadas, bem como pudesse agregar novas funcionalidades que contribuíssem para a melhoria do processo de gestão da medição, tornando a medição da distribuidora ainda mais eficiente.
Após a implantação do PIM de forma bem sucedida, todas as distribuidoras do Grupo Neoenergia estão passaram a se beneficiar da solução para gestão da medição de energia e hoje é a aplicação responsável por automatizar todos os processo de coleta de dados de medição dos diversos pontos de fronteira, clientes livres e operacionais, permitindo assim que o grupo centralize em uma única ferramenta a gestão dos mais de 17.423 GWh de energia injetada.
O crescimento vertiginoso do grupo nos últimos anos, englobando a Elektro em 2017, exigiu uma expansão igualmente acelerada da plataforma que passou a fornecer ferramentas mais robustas e estratégicas para o grupo, entre elas destacam-se:
Confira as funcionalidades da plataforma mais utilizadas pelo grupo: