Por Greyci Girardi, redatora na Way2 | 18 junho, 2019 | 0 Comentário(s)
Guia sobre gestão de faturas de energia elétrica
Longe de ser apenas mais um boleto para pagar, faturas de energia reúnem dados que subsidiam a tomada de decisões. Entenda como a gestão de faturas de energia pode ajudar a trazer eficiência operacional e redução de custos para sua empresa.
A energia é um insumo vital e representa um custo cada vez mais expressivo no orçamento do consumidor final, seja ele residencial, industrial ou comercial. Por isso, toda empresa que busca eficiência energética e redução de custos operacionais em algum momento voltará sua atenção para a forma como controla e gerencia os dados das suas faturas.
O controle de faturas de energia é parte do processo de fazer gestão de energia e certamente é um ponto sensível. Além dos prejuízos que podem ocorrer devido a desvios não percebidos ou a multas decorrentes de pagamentos não efetuados, as faturas ainda representam uma enorme fonte de dados que subsidiam decisões voltadas à eficiência energética em uma organização.
Sua gestão, portanto, é necessária, do ponto de vista operacional, mas também é estratégica, quando pensamos nos benefícios que podem ser obtidos.
O que é fatura de energia?
A fatura de energia é o documento que apresenta a quantia a ser paga pelo consumidor à distribuidora em função do fornecimento de energia elétrica, da conexão e uso do sistema ou da prestação de serviços, devendo especificar claramente os serviços fornecidos, a respectiva quantidade, tarifa e período de faturamento. Popularmente conhecida como conta de luz, a fatura de energia elétrica é composta pelos custos envolvidos na prestação do serviço que vão da geração à distribuição de energia, além da transmissão da energia, encargos setoriais e tributos.
Como ler a composição da fatura de energia?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) exige que as distribuidoras apresentem em suas faturas diversos dados e informações acerca do fornecimento de energia e os preços aplicados pela prestação de serviços ao consumidor final.
Entre os itens que devem ser conferidos estão as datas de leitura, que são os dias em que a distribuidora realiza a medição de energia (as datas são a última, atual e próxima programada); o gráfico com histórico de consumo; a especificação das faixas de consumo (a primeira vai até 150 kWh); além de aviso de corte (quando há pagamento em aberto).
Na aplicação das tarifas de energia elétrica, os consumidores são identificados por classes e subclasses de consumo. Cada classe tem uma estrutura tarifária distinta, de acordo com as peculiaridades de consumo e demanda de energia. Entenda qual a modalidade tarifária mais adequada para o seu perfil de consumo.
Quais são os benefícios da gestão de faturas de energia?
A gestão das faturas permite um controle real sobre essa despesa, em diversas frentes, que trazem, de forma geral, os seguintes benefícios:
- Garante uma sistemática organizada de recebimento, pagamento e verificação de faturas, evitando multas e penalidades;
- Facilita a identificação de desvios e erros de cálculos, permitindo a contestação de contas e a recuperação de créditos tributários;
- Possibilita identificar padrões de consumo que embasam a tomada de decisões sobre compra de energia, enquadramento tarifário, infraestrutura, otimização de processos, entre outros pontos ligados à eficiência energética da organização.
Para alcançar esses benefícios, não basta garantir a entrada e registro dessas contas no sistema e programar o seu pagamento. Gestão envolve muito mais que isso. É um trabalho minucioso e que exige um esforço considerável se feito de forma braçal, especialmente em empresas que têm sua operação distribuída em diversas unidades ou filiais e que lidam com um grande número de faturas por mês.
É por isso que muitas empresas, na gestão das suas faturas, abrem mão das planilhas eletrônicas e optam por uma solução automatizada que agrega velocidade e confiabilidade ao processo e ainda traz as vantagens de poupar o tempo e o esforço das equipes envolvidas, além de evitar falhas e inconsistências que são comuns quando o processo é feito de forma manual.
Como funciona a gestão automatizada de faturas de energia?
O processo automatizado para controle das faturas de energia compreende algumas etapas descritas a seguir. Cada uma delas traz benefícios que representam redução de custos e eficiência operacional. Vamos conhecê-las:
Processamento de faturas
Nessa etapa, sistemas automatizados coletam as faturas diretamente dos websites das concessionárias e fazem o registro de suas informações e o acompanhamento do histórico detalhado dos itens de cobrança. Na fase de processamento, a gestão automatizada possibilita:
- A emissão de relatórios gerenciais customizados;
- O acompanhamento do consumo por área, produção, número de colaboradores, unidades, entre outros indicadores, possibilitando a comparação de performances e a identificação de prioridades na tomada de ações;
- A criação de dashboards com o histórico detalhado de gastos e o uso de energia em cada site da empresa;
- A exportação dos dados processados em diferentes formatos para serem integrados a outros sistemas ou mesmo a planilhas utilizadas pelo cliente.
Auditoria de faturas de energia
Aqui, ocorre uma espécie de “validação automática” das faturas. Esse procedimento identifica desvios relevantes no consumo e erros nos cálculos das concessionárias que podem resultar em cobranças indevidas, orientando a contestação de contas e a recuperação de créditos tributários. Abrange:
- Validação das medições da distribuidora e dos valores que compõem a fatura;
- Validação de tarifas e parâmetros do contrato de fornecimento;
- Verificação dos cálculos dos impostos, multas e juros incidentes;
- Identificação de erros de leitura, faturamento e constantes de medição;
- Identificação de desvios nas grandezas faturadas e nos indicadores de performance energética.
Encontrar oportunidades de economia de energia
Esse é um dos momentos mais importantes do ponto de vista da gestão da energia em seu conjunto. A gestão automatizada das faturas facilita a identificação de potenciais de economia, sejam relacionados a ajustes contratuais ou à infraestrutura e aos modos de operação da empresa, por meio da análise tarifária e do perfil histórico de consumo. O processo automatizado permite:
- Identificar a demanda contratada e a modalidade tarifária mais adequada ao perfil de consumo da organização;
- Dimensionar o banco de capacitores para corrigir o fator de potência;
- Analisar a viabilidade e dimensionar o uso de geradores no horário de ponta;
- Simular cenários e identificar o melhor ambiente para a contratação de energia.
Tecnologia para reduzir custos com energia
Existem muitas oportunidades de economia nas faturas de energia, desde a prevenção de pagamentos indevidos e penalidades evitáveis, até a identificação de potenciais reduções de custos envolvendo compra de energia, enquadramento tarifário, otimização de processos e de infraestrutura.
Para que essas oportunidades sejam levantadas e possam ser aproveitadas, a gestão das faturas é um processo indispensável, representando uma estratégia efetiva para quem busca eficiência operacional.
Para as empresas que buscam modernizar seus processos e potencializar resultados, a gestão automatizada através de tecnologia é uma solução promissora. Ela amplia os benefícios já conhecidos da gestão das faturas, poupa o tempo das equipes no preenchimento de planilhas e na análise “braçal” de dados e evita erros de cálculos e inconsistências comuns no processo manual.
Gerenciar os dados de energia de forma sistemática e inteligente pode trazer uma economia significativa, melhorando de forma substancial a sua competitividade no mercado.