A Enel Green Power é a frente de geração do grupo Enel com foco em energias renováveis e está no setor elétrico desde 2008. A Way2 iniciou a sua jornada com a EGP em 2022, aliando-se a gama de seus fornecedores que apoiam a gestão das torres anemométricas de seus parques eólicos de prospecção e operação.
Atualmente, a EGP possui escopo de gestão anemométrica junto ao nosso time do Centro de Operação da Medição, que aplica expertise para gerenciamento dos dados e atendimento regulatório, monitorando todas as suas torres anemométricas.
Para garantir escalabilidade e eficiência, o time da Way2, utilizando-se de seus próprios frameworks e conhecimento em desenvolvimento de soluções para o cliente, desenvolveu um dashboard dinâmico e prático para acompanhamento das ocorrências da EGP. Isso fomentou a melhor programação das manutenções nas torres anemométricas que precisam de reparos. Como as estações ficam em localidades de difícil acesso, ter uma ação assertiva é fundamental, e é o resultado esperado com o dashboard.
O dashboard torna-se um artefato mais visual e gerencial, trazendo as informações que já são compartilhadas ativamente pelo time do Centro de Operações da Way2, facilitando a tomada de decisão de manutenção em campo.
Além do dashboard, nosso time de operações encaminha quinzenalmente um relatório (.pdf) contendo as informações de ocorrência daqueles 15 dias em questão, como um mecanismo ativo para dar visibilidade ao cliente sobre o que está sendo tratado, enriquecer a gestão das torres anemométricas da EGP e entregar mais tempo ao cliente para manutenção do parque de geração.
O dashboard pode ser facilmente acessado dentro da Plataforma Integrada de Medição (PIM) da Way2 com as mesmas credenciais de acesso fornecidas pelo Centro de Operações da Medição.
Com as informações coletadas, nossos especialistas fazem análises de consistência das medições e, havendo divergências nos dados, o agente é notificado. Com inúmeras notificações sendo endereçadas por e-mail para averiguação de instrumentos e diversas torres, uma visão gerencial se torna ainda mais necessária.
Dessa forma, o dashboard possui integração com nosso sistema de gestão interno e as informações são disponibilizadas em tempo real da identificação do problema.
Os ganhos com o novo dashboard estão relacionados a redução e otimização das manutenções, o que envolve custos com deslocamento, substituição de equipamentos e alocação de equipes locais. Além disso, com uma melhor gestão é possível mitigar penalidades regulatórias e perda de receita. O cliente ganha: