Por Vanessa Botega, Consultora de Marketing na Way2 | 7 agosto, 2023 | 0 Comentário(s)
Como o uso de tecnologia para capturar e processar faturas garante eficiência operacional às comercializadoras?
A tecnologia de coleta e extração de dados de faturas é um benefício para que comercializadoras e gestoras de energia consigam ter visibilidade da operação energética das unidades consumidoras de seus clientes, identifiquem desvios de consumo, e enriqueçam a análise de perfil energético para migração do Mercado Livre de Energia.
Na corrida para garantir a eficiência operacional de suas atividades diante de uma escalada de novos clientes que devem migrar para o Mercado Livre de Energia, comercializadoras e gestoras de energia vêm buscando soluções para consolidar, cruzar e analisar dados de consumo e demanda.
A busca tecnológica visa a substituição de um esforço manual por um processo automatizado que permite que Comercializadoras e Gestoras ganhem eficiência no acesso aos dados necessários para a identificação de potenciais de economia de clientes, análise de viabilidade de migração para o mercado livre, desvios de um consumo eficiente, bem como apuração dos resultados conquistados no mês a mês para os clientes que estão na carteira.
Com um processo mais robusto e inteligente, além de garantir economia para os clientes, confere segurança para quem está migrando para o ambiente de contratação livre. Uma solução que o mercado de energia vem buscando para alcançar tudo isso é a tecnologia para coleta e processamento de dados de fatura que contempla a extração de dados de múltiplas unidades consumidoras. Como essa tecnologia funciona e quais são os benefícios, você confere a seguir.
Como funciona na prática a coleta e processamento de faturas de energia para obter eficiência operacional?
Em geral, as soluções são baseadas em robôs crawlers que vão autenticar de forma automática no site da distribuidora e capturar as faturas de energia que necessitam ser coletadas, sem a necessidade do esforço manual de realizar o download do arquivo PDF e de digitar em uma planilha cada uma das dezenas de informações disponibilizadas na fatura de energia.
A Way2 tem um padrão próprio de captura das faturas, agregado com ferramentas de monitoramento de todo este processo, que vem aprimorando com a experiência de mais de 300 mil faturas processadas nos últimos dois anos. Antes do processamento, a coleta acontece por duas formas:
- Coleta ativa: robôs de captura que acessam os portais da distribuidora, baixam e analisam o PDF estruturado.
- Coleta passiva: o cliente envia os documentos periodicamente para que a tecnologia da Way2 possa automaticamente processar essas faturas a partir da notificação do cliente.
Na etapa de processamento de faturas, a tecnologia extrai e analisa em formato de scanner todos os dados e dimensões. Com as informações extraídas, a Way2 compacta em documento JSON para enviar para a plataforma PowerHub ou a API, de forma automática e integrada.
Assim, os dados de fatura permitem a emissão de relatórios e dashboards, benchmarking entre unidades e, em análises mais enriquecidas, a possibilidade de cruzar com dados de medição em tempo real. Ou outros dados de energia que o cliente já tem, como os da API do Setor Elétrico. Todo esse processo inteligente contribui para eficiência operacional das gestoras e comercializadoras de energia.
Motivos para utilizar tecnologia inteligente para capturar e processar faturas de energia, além da eficiência operacional
As tecnologias que capturam e processam faturas de maneira automatizada possibilitam a realização de uma série de ações e tarefas de forma mais rápida e eficaz, garantindo a eficiência operacional das principais atividades da empresa.
Análise de risco financeiro no mercado livre de energia
Comercializadoras varejistas que precisam analisar o perfil energético de seus clientes para prepará-los para migração do Mercado Livre, precisam de dados e informações precisas para identificar esse perfil, e entender qual o modelo de negócio melhor funcionará para o cliente.
Por meio da tecnologia, é possível extrair dados relevantes das faturas, como o histórico de pagamentos e o comportamento financeiro dos clientes, permitindo uma análise mais detalhada da capacidade de honrar os compromissos financeiros.
Com essa compreensão aprofundada do risco financeiro envolvido em cada contrato, as empresas podem tomar decisões mais fundamentadas e mitigar possíveis perdas.
Análise de risco nos contratos de energia
Com o mercado livre de energia, as comercializadoras e gestoras precisam estar atentas ao comportamento de consumo de cada cliente e garantir que os contratos estejam em conformidade com a demanda real de energia.
Através da análise de dados extraídos das faturas, é possível identificar padrões de consumo, prever tendências e avaliar a viabilidade dos contratos vigentes. Dessa forma, as empresas podem tomar decisões estratégicas para evitar possíveis prejuízos financeiros devido a discrepâncias entre a energia contratada e a energia efetivamente consumida.
Auditoria para gestão de energia inteligente
A tecnologia inteligente permite a automatização dos processos de auditoria das faturas, tornando-os mais eficientes, ágeis e precisos. Por meio da análise automatizada das faturas, é possível identificar erros de medição e de cobrança, através de discrepâncias nos dados em comparação com o histórico, dados de telemetria ou parâmetros estabelecidos pelo gestor, facilitando a correção de problemas e a otimização dos gastos totais com energia.
A utilização de tecnologia para capturar e processar faturas de energia é um caminho sem volta para as comercializadoras e gestoras de energia, que precisam buscar escalabilidade, num cenário em que precisarão gerir um volume cada vez maior de clientes de menor porte.
Portanto, além de facilitar a avaliação do potencial de migração, a conformidade dos contratos de energia e aprimorar a auditoria para uma gestão de energia mais inteligente, a automação da captura e processamento de dados de fatura agrega na eficiência operacional das Comercializadoras e Gestoras. Essas tecnologias não apenas fortalecem o posicionamento das empresas no mercado livre de energia, mas também as capacitam a enfrentar os desafios do setor de forma mais assertiva e sustentável.