A Eletronuclear é uma empresa Subsidiária da Eletrobras, que responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil. Atualmente, é responsável pela geração através de duas usinas em operação com capacidade de 1990 MW de potência (Angra 1 e Angra 2), localizadas em Angra dos Reis – RJ. A empresa está investindo na expansão da sua operação com a Angra 3, terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
O problema encontrado
Com a necessidade de gerenciar a medição para faturamento das usinas perante à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Eletrobras Eletronuclear tinha como premissa adotar um sistema de medição apto e homologado para interagir com medidores Nexus 1500.
A Way2 é a única empresa nacional a oferecer solução tecnológica capaz de ler todas as grandezas de todos os medidores de energia homologados pela CCEE, de forma totalmente transparente e flexível. A contratação da Way2 no modelo SaaS – Software as a Service, garantiu segurança da operação comercial da Eletrobras Eletronuclear para o cumprimento das exigências da CCEE, tanto de disponibilidade como também de consistência dos dados de medição.
A parceria com a Way2 teve início em 2013, num primeiro momento a Eletrobras Eletronuclear optou por um modelo de projeto mais enxuto. No entanto, ao observar resultados positivos na operação ampliou investimento contratando uma gestão completa do negócio. A atuação do centro de operação da Way2 próxima ao time comercial e de operação e manutenção possibilita o efetivo controle dos dados por meio da coleta e acompanhamento para gestão da medição.
O fato de contar com usuários extremamente engajados que exploraram ao máximo todas as funcionalidades disponíveis na plataforma é fator de sucesso para promover automatizações que impactam na melhoria dos processos internos da Eletrobras Eletronuclear, reduzindo expressivamente esforço para gestão operacional e de inconsistências da medição.
Além disso, aprimorou de forma substancial os recursos técnicos para operação das usinas de Angra 1 e Angra 2, fornecendo gráficos em tempo real para acompanhar principais indicadores, gestão de alarmes, e exportação de relatórios. Há ainda outros benefícios que a solução oferece, entre eles podemos destacar:
- Alta disponibilidade do canal de comunicação – Devido à necessidade de alta disponibilidade dos dados em tempo real, foi implementada uma redundância de comunicação para evitar prejuízos no acompanhamento real durante uma instabilidade de link;
- Equipe capacitada para operação do sistema e com profundo conhecimento nas regras e procedimentos definidos nos cadernos de medição da CCEE e Procedimentos de Rede do ONS, mitigando riscos de penalidades e aumentando a confiabilidade dos dados;
- Monitoramento do canal de Inspeção Lógica – A Plataforma de Medição identifica as tentativas de acesso da CCEE aos medidores, identificando eventuais falhas e permitindo diagnósticos mais precisos em relação à qualidade da comunicação.