Por Thaís Santana, Nathália Viegas e Thales Fonseca, Coordenadora da Operação On-site, Analista de Marketing e Diretor Comercial e de Marketing na Way2 | 28 março, 2024 | 0 Comentário(s)
Operação On-site: maximizando a eficiência nas áreas de medição das distribuidoras de energia
A Way2 está há 18 anos no mercado disponibilizando soluções para coleta e gestão de dados medição, através da Plataforma Integrada de Medição (PIM). Algumas distribuidoras que adotam o PIM já contam com um serviço especializado adicional de Operação On-Site.
A Way2 está há 18 anos no mercado disponibilizando soluções robustas e interoperáveis para coleta e gestão de dados medição, através da Plataforma Integrada de Medição (PIM), visando a eficiência operacional das maiores distribuidoras do país.
Em função da criticidade e alcance do PIM nos fluxos de processo de medição, 100% dos nossos clientes hoje contam com o apoio da nossa equipe remota de Suporte e Manutenção, com Acordo de Nível de Serviço definido em contrato, a fim de assegurar a disponibilidade do sistema e o funcionamento adequado de seus recursos.
Mas é possível ir além na busca por eficiência e melhoria contínua nas áreas de medição. Algumas distribuidoras que adotam o PIM já contam com um serviço especializado adicional de Operação On-Site. Entenda neste artigo o que é a Operação On-site da Way2 e como ela pode fazer a diferença.
O valor de serviços On-Site em ambientes corporativos de tecnologia
Em um cenário em que as organizações empresariais são cada vez mais dependentes da tecnologia para buscar e manter uma excelência operacional, a estabilidade dos sistemas e o máximo aproveitamento dos seus recursos desempenham um papel crucial nas suas operações diárias de alta criticidade. Para garantir a continuidade e a otimização dessas operações, as empresas fornecedoras de tecnologia têm adotado uma abordagem proativa, oferecendo serviços especializados de suporte ou operação on-site.
A operação on-site refere-se à prestação de serviços de assistência especializada diretamente no local da empresa cliente, contando com a presença física de colaboradores especializados no contexto e na tecnologia empregada nas instalações do cliente. Entre os benefícios de uma Operação On-Site estão:
Resolução rápida de problemas
A operação on-site permite uma resposta imediata a problemas críticos. Com técnicos especializados no local, a resolução de questões complexas pode ser realizada de maneira mais rápida e eficaz, otimizando a produtividade operacional.
Personalização do atendimento
Cada ambiente tecnológico é único, e a operação on-site permite uma compreensão mais profunda das nuances específicas de uma empresa, os especialistas podem personalizar as soluções de acordo com as necessidades individuais da organização, garantindo uma abordagem adaptada ao ambiente específico.
Treinamento in loco
Além da resolução de problemas, a operação on-site oferece oportunidades valiosas de treinamento diretamente aos usuários finais. Isso contribui para a autonomia dos funcionários e reduz a dependência contínua de suporte externo.
Aumento da confiança do cliente
Ao fornecer operação on-site, as empresas de tecnologia demonstram um compromisso sólido com a satisfação do cliente. A presença física reforça a parceria e constrói uma relação de confiança, pois os clientes sentem que têm um parceiro confiável para enfrentar desafios tecnológicos.
Prevenção proativa de problemas
Especialistas on-site podem realizar verificações regulares, manutenção preventiva e atualizações in loco. Isso ajuda a identificar e corrigir potenciais problemas antes que se tornem crises, evitando interrupções significativas nos processos de negócios.
Segurança reforçada
Em setores onde a segurança é uma prioridade, como finanças e saúde, o suporte on-site garante um controle mais rigoroso sobre o acesso aos sistemas críticos. Isso contribui para atender aos requisitos de conformidade e proteger informações sensíveis.
Operações On-site da Way2: o que é, como funciona e benefícios
A operação on-site da Way2 consiste em um time de pessoas especializadas em medição de energia alocadas na sede da distribuidora para fazer todo o gerenciamento dos dados medidos da Plataforma Integrada de Medição (PIM) – software que viabiliza a aquisição de dados, de forma escalável e agnóstica a fabricantes, modelos de medidores e meios de comunicação – entregando relatórios operacionais técnicos e consistência nas informações.
Por serem profissionais contratados e capacitados pela própria Way2, e por atuarem próxima ao cliente e de forma dedicada à operação da plataforma, os profissionais da equipe on-site conhecem a fundo os recursos do PIM e conseguem maximizar a extração de valor das ferramentas e dos dados de medição.
Este time pode atuar em diversas frentes como: Medição de Faturamento, Fronteiras, Medição Operacional e Qualidade de Energia, incluindo REN956 conforme prioridade ou necessidade da distribuidora.
A grande vantagem deste cenário é ter profissionais atuando dentro da distribuidora com um olhar mais detalhado tanto sobre as ações desenvolvidas internamente por diferentes setores, quanto para os dados centralizados no PIM. Nesse sentido, o time on-site entrega os seguintes serviços e benefícios:
- Especialistas em medição de energia e no produto, cooperando para que os diagnósticos de possíveis falhas de comunicação ou envio de dados para os órgãos reguladores sejam sanados de forma rápida e eficiente minimizando as operações em campo;
- Aumento da efetividade de coleta de forma lógica, resultando em menos gastos de OPEX pelas distribuidoras;
- Mais segurança na contabilização de dados e integração com sistemas diversos;
- Elaboração de dashboards personalizados com dados de medição, gráficos e relatórios de acompanhamento das coletas e outros processos;
- Acompanhamento dedicado do fluxo de processos para atendimento regulatório e para evitar penalidades;
- Melhor gestão e tratativa dos dados.
tem alcançado importantes realizações operacionais. Inclusive, desde o início desta operação em 2019, nenhuma penalidade foi registrada.
Apoio aos esforços de redução de perdas
As perdas energéticas são tanto um obstáculo quanto uma janela de oportunidade para elevar a eficiência operacional e incentivar práticas sustentáveis das distribuidoras de energia. A implementação de tecnologias e métodos voltados ao diagnóstico dessas perdas não somente favorece o aspecto financeiro, mas também desempenha um papel importante na eficiência energética do setor elétrico como um todo, beneficiando também o consumidor que no fim do dia é quem paga a conta dessa energia que é gerada e não é entregue ou não é remunerada.
Nesse sentido, a atuação de uma operação on-site especializada tem um papel crucial na análise e na quantificação das perdas energéticas. Principalmente, porque é especializada no software adotado por grande parte das concessionárias, o PIM, atuando como um instrumento essencial de monitoramento e análise contínua das perdas energéticas, oferecendo um panorama detalhado e coeso.
Adequação regulatória para medição de qualidade de energia
Como uma empresa de tecnologia que é especialista no setor elétrico, a Way2 está sempre atenta às mudanças regulatórias realizadas nos últimos anos no PRODIST para ofertar soluções e serviços que atendam às distribuidoras de energia com qualidade. Por meio da Plataforma Integrada de Medição e do time de operação on-site, a empresa consegue apoiá-las com a implantação e gerenciamento da medição permanente dos parâmetros de Qualidade de Energia Elétrica de unidades consumidoras do Grupo B.
Neste contexto, seguindo às normas impostas pela REN956, a equipe de operação onsite é encarregada de configurar os medidores e de encaminhá-los para os pontos de instalação designados. Além de gerenciar a seleção dos clientes e a verificação das medidas captadas pelo PIM, tanto do ponto de vista lógico quanto físico, especialmente quando há uma indicação da necessidade de normalização e coleta direta no campo.
Através do uso do coletor local da Way2, seguido pela geração de relatórios por meio do desenvolvimento e apresentação de painéis de controle com indicadores, é possível mapear todo o serviço prestado, compartilhando os resultados com os stakeholders das empresas de distribuição e reportando os dados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Desde o começo das atividades, a equipe on-site tem alcançado importantes realizações operacionais. Inclusive, desde o início desta operação em 2019, nenhuma penalidade foi registrada.
Gestão da medição para faturamento de consumidores livres
E este cenário não é diferente para a operação quando se está gerenciando as medições do mercado livre de energia. Atualmente o time de operação on-site é responsável por 90% de todo faturamento de consumidores livres de um dos maiores grupos de distribuição de energia do Brasil. A atuação é voltada para mitigar penalidades da Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) e para garantir que todos os dados estão sendo coletados e faturados corretamente.
Dentre os resultados conquistados destacam-se a diminuição dos pedidos de recontabilização junto à CCEE por inconsistência e ausência de ajustes nos dados consolidados e pelo ganho de eficiência nos processos que otimizou o uso do OPEX da distribuidora, economizando aproximadamente 1 milhão de reais por ano. Além disso, seguindo o padrão dos demais times da Way2, os profissionais da Operações On-site estão imersos nas evoluções do mercado e atentos as mudanças regulatórias com impacto nos processos de medição da distribuidora, o que faz total diferença no contexto do ACL.
Como já mencionado anteriormente, a Way2 está há muitos anos entregando soluções tecnológicas aos agentes do setor elétrico. Hoje, já soma 76% de share de clientes livres das distribuidoras. E, além disso, mais de 75% da capacidade instalada de geração de energia tem sua gestão da medição para faturamento operada através do PIM pelo time de Operações da Way2, demonstrando a confiança que o setor elétrico como um todo deposita na empresa.
O software da Way2 simplifica processos e é um propulsor de inovação, pois abre caminho para a construção de um futuro mais sustentável no setor elétrico, favorecendo a promoção da eficiência operacional nos processos de medição das empresas de geração e distribuição.