Gestão do SMF, a caixa registradora da geração centralizada   - Way2

Way2Blog

Tudo sobre tecnologia e o setor elétrico!

Por Nathália Viegas, Head de Conteúdo | 25 junho, 2024 | 0 Comentário(s)

Gestão do SMF, a caixa registradora da geração centralizada  

A Way2 Technology, com mais de 18 anos de atuação no mercado, apoia as geradoras de energia com o desenvolvimento de soluções baseadas em telemedição e inteligência analítica para otimizar a gestão dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMFs).

gestão do SMF para geradoras de energia

A gestão da medição pautada em processos robustos, suportados por tecnologia, é essencial para assegurar a contabilização correta da energia gerada e mitigar penalidades de multa da CCEE e ONS.  A Way2 Technology apoia na aquisição e validação de consistência dos dados de medição durante toda a operação do ativo, com foco no processo de contabilização da energia dos clientes junto a CCEE e na conformidade regulatória.   

O que pode acontecer ao não adotar serviços especializados de gestão e operação das medições? 

1. Ineficiência operacional  

A ausência de sistemas automatizados e de pessoas especializadas para coletar, validar e analisar dados pode resultar em processos lentos e propensos a erros. O que pode resultar em uma operação com dificuldades na detecção de problemas nos dados e falta de otimização do desempenho.  

2. Demora na identificação de erros na medição 

Sem uma tecnologia inteligente e um serviço de gestão e operação das medições para faturamento, os gestores de usinas podem acabar obtendo uma contabilização imprecisa ou com lacunas. Se, por exemplo, ocorre uma dessincronização no relógio do medidor, e ele não é identificado antes do período de ajuste, a usina pode acabar recebendo uma penalidade de ultrapassagem de MUST pelo ONS.  

3. Penalidades por não conformidade com as regulamentações 

Sem sistemas automatizados e o apoio de profissionais especializados para garantir a precisão dos dados de medição, há maior probabilidade de erros na operação. Se os medidores não estiverem configurados ou funcionando corretamente, as usinas podem demorar até 1 mês para descobrir o problema, ficando sujeitas a abrir uma recontabilização e ao pagamento de multas à CCEE.  

4. Tomadas de decisão equivocadas 

A falta de consistência nos dados de medição pode levar os gestores a tomar decisões errôneas relacionadas à operação e investimentos futuros. Neste caso, como a CCEE e o ONS utilizam os dados do SMF para apuração de mercado, não ter esses dados de forma rápida e precisa, pode gerar incertezas na tomada de decisão.  

5. Adoção de sistemas e serviços ineficazes 

Ao lidar com dados de medição, as usinas precisam considerar opções de softwares e de serviços de gestão e operação das medições para faturamento sejam seguros e confiáveis. Ou podem acabar contratando sistemas e prestadores de serviço que são ineficazes.  

Como a Way2 apoia as geradoras de energia na gestão e operação das medições? 

A Way2 Technology atua há mais de 18 anos no mercado com produtos e serviços que viabilizam a coleta e o gerenciamento de dados de medição de energia. Para entender como apoiamos a geração em cada item citado no tópico anterior, clique no banner abaixo e baixe o nosso material completo sobre Gestão do SMF! 

gestão do SMF

Deixe seu comentário!

Assine a Way2News

Saiba o que está acontecendo quando o assunto é energia e tecnologia