O setor elétrico poderá destravar novos modelos de serviços nos próximos anos, intensificando o fluxo de informações entre diferentes plataformas, através do que conhecemos como “Open Energy”.
Continue lendo →A Resolução 964 estabeleceu normas que devem ser adotadas e vêm para garantir a inserção de uma política de segurança cibernética que envolva todos os agentes do setor.
Continue lendo →Com dados mais acessíveis e combinados com tecnologia, é possível atuar no segmento estimulando inovação e digitalização sem grandes investimentos.
Continue lendo →Open Banking ou Open Finance é o termo que resume o movimento de abertura dos bancos à integração com terceiros. Mas e na interface com o setor elétrico, como funcionaria?
Continue lendo →O Open Energy é um movimento que viabiliza a abertura de dados no Setor Elétrico. Ele pode ser definido como um conceito que possibilita que um determinado conjunto de dados seja acessado em conformidade com o que melhor convier ao seu detentor. Com a sua implantação, o mercado de energia poderá contar com um ambiente mais tecnológico, integrado e alinhado às necessidades dos consumidores.
Para que o Open Energy se concretize, é necessário o envolvimento das geradoras e comercializadoras de energia, distribuidoras, órgão regulador (Aneel e Ministério de Minas e Energia) e, principalmente, dos consumidores de energia. Pois, eles são quem decidem para onde seus dados de consumo de energia devem ser transacionados.
Todos os agentes e players do setor elétrico poderão ser beneficiados com o Open Energy. Uma vez que o movimento vai propiciar o desenvolvimento de novas funcionalidades para o mercado de energia, além de aumentar a competitividade entre as comercializadoras, geradoras e distribuidoras e incentivar soluções mais sustentáveis.
No contexto do Open Energy, a segurança dos dados transacionados precisa ser garantida. E, para isso, é necessário que as informações compartilhadas estejam de acordo com as normas e leis que regem o setor elétrico: principalmente a Resolução Normativa ANEEL 964 e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (lei 13.709/18). Até porque outros serviços vão acabar surgindo com o movimento, a exemplo da portabilidade de dados, que já acontece entre as empresas de internet e telefonia.
A Way2 Tecnologia apoia a construção de um mundo mais digitalizado e sustentável, com a entrega de tecnologias e soluções aderentes às necessidades do mercado de energia. E este cenário poderá se concretizar com o Open Energy. Por isso, em seus 17 anos de existência, entregando tecnologia para diferentes segmentos do setor elétrico, a empresa decidiu protagonizar a discussão sobre o Open Energy para sensibilizar e capacitar os demais players sobre a importância do movimento.
Qualquer agente participante do setor elétrico pode apoiar e incentivar a implantação do Open Energy, participando de discussões e eventos acerca do assunto, além de solicitar a atuação dos órgãos reguladores neste processo (Aneel e Ministério de Minas e Energia). Para que os players e as empresas possam contribuir com a Way2 neste movimento pelo futuro da energia, basta preencher o formulário que está no final desta página.